top of page

Teste de espuma/fogo.

Este teste visa sanar a periodicidade da NBR 15511 , norma que estabelece os requisitos mínimos exigíveis para líquido gerador de espuma (LGE) utilizado no combate a incêndio em combustíveis líquidos, em instalações como usinas, aeroportos, navios, refinarias, indústrias de petróleo, petroquímicas, químicas e outras onde haja o manuseio, estocagem ou produção de combustíveis líquidos utilizados em suas atividades.

Nós da FM Soluciones, fazemos a coleta do LGE e da solução de espuma do sistema de combate a incêndio, e enviamos para o laboratório responsável pela a analise e teste do LGE.

líquido gerador de espuma, mais conhecido como LGE, é um agente indispensável no combate a incêndios, especialmente os que têm origem em agentes químicos. Espécie de detergente, ele pode ser misturado em água doce ou salgada, para então, dar origem a uma espuma altamente resistente a altas temperaturas.

Diluído nas proporções de 1, 3 ou 6%, o LGE precisa de um teste regular (conforme NBR 15511) para determinar se ainda está apto para uso. Denominado teste LGE, esse procedimento é dividido nas partes laboratoriais e ensaios de fogo. Recomenda-se que a avaliação em laboratório seja feita anualmente e a etapa com fogo, a cada três anos ou sempre que houver reprovação no laboratório.

O teste de LGE feito em laboratório determina aspectos como massa específica, pH, índice de refração, viscosidade, capacidade de vedação, expansão e tempo de drenagem do líquido gerador de espuma. Ele, portanto, é fundamental para garantir que essa substância está perfeita para agir em casos de emergências.

bottom of page